terça-feira, 22 de novembro de 2011

Ensina-me a Viver

Vicky Tavares
São dois irmãos, ambos portadores do vírus HIV. Infelizmente quando a mãe descobriu que tinha o vírus e as crianças também, já era tarde demais. Uma das crianças já tinha perdido a visão, a fala e já não andava. Graças a Deus o outro não!

Vou chamá-los de Pedro e Paulo. Paulo é muito inteligente, apesar de seu desenvolvimento físico ser lento, ele é ágil e muito capaz. É apaixonado pelo irmão, cuida dele com muito carinho. Quando os conheci percebi que ninguém dava atenção para o Paulo, por causa das dificuldades de Pedro, por ele inspirar tantos cuidados as pessoas se voltam sempre só para ele.

E aqueles olhinhos negros do irmão ficavam sempre tristes. Sabendo disso passei a me dedicar mais a Paulo. Somos grandes amigos, sempre me escreve cartas de amor e adora estar ao meu lado. Na instituição está sempre feliz. Lá é tratado com respeito e dignidade. Pedro é um eterno apaixonado e adora música. O único sentido que tem é a audição e a explora demais com o radinho no ouvido, pula e dança o tempo todo, ah... adora cantar parabéns para você! É muito meigo e entende muita coisa.

Sua mãe é uma pessoa muito triste, carrega a dor de ver seu filho com tantas limitações e deve se culpar. Pelo menos passa isto para quem a conhece. É jovem ainda, casou de novo e o atual marido é um bom pai para os meninos. É uma família tranqüila que luta pela sobrevivência. Sem dependências químicas, graças a Deus! 

Estão conosco em regime sócio educativo, não são abrigados. Alguns finais de semana dormem na instituição. Pedro e Paulo adoram ficar ali com os amiguinhos. Quando o pai chega à porta da instituição o Pedro já começa a pular e a gritar todo feliz! Impressionante o amor que todos da casa têm por ele. Os cuidados, a proteção e toda a atenção quando ele chega.

As crianças são muito unidas. Lembro-me quando eram menores e brigavam, eu chamava e fazia com que todos se abraçassem. Perdão é a palavra chave no Vida Positiva. Pedro nos preocupa, nos últimos meses tem tido convulsões. Por não gosta de adoecer fica irritado.

Percebo o quanto ele gosta de viver e se alegra com a vida, sente vontade de ficar aqui nesta vida. Isso me faz pensar que tantas pessoas perfeitas, com condições físicas e mentais excelentes, por qualquer coisa querem desistir. Com certeza nosso Pedro daria a vida para estar no lugar delas. Não gosta da cadeira de rodas e quer andar. Como não consegue, engatinha pela casa toda. É um guerreiro que luta para vencer suas limitações. Agarra-se com todas as forças no futuro, esperando por dias melhores. É amigo da esperança. Vencer obstáculos é com ele mesmo. Quando olho para o menino de corpo deformado e de espírito gigante, agradeço a Deus e ao Mestre Pedro por me ensinar a viver!


4 comentários:

  1. Estou aprendendo demais com a Vida Positiva. Vocês estão mudando a minha vida.

    ResponderExcluir
  2. Vick, parabéns pelo blog e por todas a iniciativas que envolvem esse tema. Bjão

    ResponderExcluir
  3. http://www.youtube.com/watch?v=91aHEQckdFI Escute e Divulgue... Programa Soropositivo... Produto comunicacional do Instituo Vida Positiva..

    ResponderExcluir