quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Laços de Família

Vicky Tavares
O Conselho Tutelar os encaminhou para uma instituição religiosa perto da cidade deles, mas lá não sabiam como cuidar do HIV. Foi então, que a médica infectologista  indicou o Vida Positiva. Fui com a Assistente Social  buscá-los. A menina tinha HIV, o menino mais velho não e o recém nascido, ainda não sabíamos. Ela já veio com febre, foram duas semanas muito difíceis. Ela tossia demais, o irmão mais velho não parava de chorar (berrando mesmo) e o bebê dando trabalho comum de um recém nascido.

Aqui vamos usar o nome fictício de Luana para a menina, era uma bonequinha, branquinha, cabelos negros bem lisos, narizinho arrebitado e bem manhosa. Os dois irmãos eram muito lindos, um mulato e outro negro.

Imaginei que eram filhos de pais diferentes. Logo que chegou ela teve de ser internada com pneumonia (doença oportunista do HIV) e ficou muito fraca. Foi uma recuperação árdua. E o pior de tudo isso, é que as crianças estavam bastante sofridas e apavoradas com tudo e com todos, pois antes de virem para a instituição tinham sidos encontrados ao lado da mãe dias após sua morte por overdose. Foram os vizinhos que sentiram o mau cheiro e chamaram o Conselho Tutelar.

Muita dor e abandono. A adaptação deles na instituição foi complicada. O mais velho tornou-se agressivo, não gostava dos funcionários e só se acalmava comigo. Tivemos que  deixá-lo morar com a avó. Os dois irmãos ficaram. Sempre que faço feijoada, lembro dele pedindo os pedaços de bacon. Adorava tênis bem grande, que davam dois dos pés dele. Tinha o sorriso muito maroto. Deixou saudades.

Fizemos os exames no menor até um ano  e meio. Graças à Deus negativou. Luana recebendo o tratamento adequado começou a se recuperar. Na escola era uma excelente aluna, valia à pena ver seus cadernos. Teve catapora e tivemos que interná-la, ficou no isolamento por alguns dias. Sempre fui presente nestas internações, sei que ninguém substitui a mãe, mas o amor é fundamental para a recuperação de qualquer enfermidade. Ela logo ficou boa. Mais uma vitória! Foram 5 anos de convivência com estas duas pessoinhas maravilhosas.

Ele todo dia que chegava da escola ficava pelo menos uma meia hora tomando banho de sol e pensando. Eu sempre o observava, mas nunca perguntei o que tanto  pensava. Depois se levantava e ia almoçar. Muito inteligente sabia manusear o computador como ninguém. Com 5 anos encarava a vida com realidade.

Ela cada dia mais vaidosa não tinha mais feridas no corpo e crescia cada vez mais bonita. Um dia, um telefonema com um comunicado: “Estavam indo para adoção”. Um casal estava interessado. Foi tudo tão rápido. Ela teve dificuldades em aceitar aquela nova situação. Ele não, todo animado curtia o casal como se já conhecesse ha muito tempo. Dentro de mim uma confusão de sentimentos. Por um lado estava feliz por outro infeliz.

Um mês depois daquele dia eles foram embora. Era o aniversário de Luana e eu não quis assistir a saída deles. Fiquei em casa chorando. Sabia que seria bom para eles encontrarem uma família, mas era parte da minha que estava indo embora. Sei que deveria encarar este trabalho de outra forma. Mas uma onda de amor tomou conta do meu coração e eu os vejo como filhos, netos, enfim minha família! Perto do Natal do ano passado, vi uma mensagem deixada por eles no antigo site da instituição- Vóvo Vicky nós te amamos!

2 comentários:

  1. São coisas assim que fazem a vida valer a pena!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Como todos sabemos mãe é quem cria, imagino como deve ser difícil acompanhar todo esse sofrimento, até que se possa está confiante no pleno restabelecimento destas adoráveis crianças, que encontraram na senhora, um fio de esperança de adquirirem forças para lutar pela saúde e ter um futuro melhor. Sei o quanto deve ser duro vê-las se desgarrando e seguindo o seu destino, tanto por serem adotadas, mais duro ainda quando é chegada a hora de irem embora... A senhora veio como um anjo para essas crianças, és uma enviada de Deus para a esperança de cada uma. Parabéns pelo empenho do dia a dia!!!

    ResponderExcluir