terça-feira, 15 de novembro de 2011

Um Anjo Amigo

Vicky Tavares
A pedidos dos netos e amigos vou contar como começou minha relação com o HIV. Na década de 80 a AIDS estava no auge. Ainda não havia remédios (coquetel) e milhares de pessoas morriam com doenças oportunistas do vírus. O mundo em estado de choque assistia umas das piores epidemias do século.

Naquela época diziam que era a doença dos homossexuais. Assisti o descaso da sociedade com essas pessoas, muitas vezes abandonados pela família morriam sozinhos em seus leitos de hospitais.

Em uma tarde ensolarada fui ao salão cortar meu cabelo. Lá me informaram que estavam tentando falar comigo para avisar que meu cabeleireiro estava doente e não poderia me atender. No dia seguinte liguei para marcar outro horário, mas disseram que  ele continuava mal. Depois de uma semana de tentativas em vão, resolvi procurá-lo em sua casa, foi assim que descobri que meu amigo havia contraído o vírus HIV. Estava abatido e abalado, queria reagir, mas faltavam forças, estava envergonhado e humilhado.

Todos o desprezavam, sofria com o vírus e com o preconceito horroroso. Passei a visitá-lo frequentemente. Não tinha mais amigos. Aquele homem famoso, que curtia as pontes aéreas mais importantes para fazer a cabeça das mulheres mais badaladas do Brasil, estava só! Sem ninguém. Foi então que a família se aproximou. Uma irmã maravilhosa largou tudo para cuidar dele. A mãe morava em outra cidade. Ele não queria sair de Brasília, ainda acreditava que tinha amigos. Ás vezes me pedia para ligar para as clientes, elas davam desculpas para não atendê-lo, eu ficava numa situação constrangedora e sempre inventava alguma coisa para não magoá-lo.

Ele começou a definhar, as escaras começaram a aparecer e a cada dia estava mais debilitado. A irmã e eu resolvemos que seria melhor mandá-lo para junto da mãe. Um dia me ligou que queria vir a Brasília. Hospedei-o em minha casa. Todos ficaram perplexos, amigos e parentes me chamavam de louca. Imagine hospedar um portador do vírus em casa, com a família! Para todos era um absurdo! O recebi com  muita alegria. Estava com saudades.

Neste mesmo dia soubemos da morte de um amigo com AIDS. Fomos ao enterro, observei que meu amigo ficou por muitas horas olhando para o nada. À noite o convidei para ir a igreja comigo. Quando o Pastor convidou os presentes para aceitar Jesus, orgulhosa o vi  levantando a mão e indo até ao altar receber o Espírito Santo de Deus. Voltamos para casa. Meu coração estava aliviado. E vi que ele estava em paz. Voltou para sua mãe. Dias depois me ligou, já não conseguia falar direito, as feridas estavam por toda a parte do corpo, inclusive na garganta.

Estou escrevendo nesta tarde chuvosa de novembro, vendo a água cair pelas janelas e me lembrando do seu sorriso, do amor que eu tinha por ele e ele por mim. Para mim foi uma honra tê-lo como amigo. Dividimos copos, talheres, pratos, abraços e beijos, quando todos temiam fazê-lo.

Dias depois recebi a  notícia do seu falecimento. Ali naquele momento tinha a certeza no meu coração  que iria lutar para combater o preconceito/AIDS. Depois disso acompanhei os últimos momentos de vários portadores em hospitais de Brasília. Estas pessoas só queriam segurar nas mãos de alguém, ganhar um abraço e um beijo antes de partirem. Só isso! Tão pouco...

Agradeço a Deus e ao meu anjo amigo pela oportunidade de servir ao meu próximo, com o amor que Cristo nos ensinou. Anos depois Deus me fez um chamado, trabalhar com crianças e adolescentes portadores do vírus HIV.

4 comentários:

  1. "Amai os outros como a nós mesmos". É um dos grandes ensinamento que Deus nos deixou. Ser solidário é ter atitude, fazer e mostrar serviço, não como uns e outros que só tem papo, pois tratar de um assunto tão sério significa abraçar a causa e tenho grande honra de estar próxima de anjos protetores como a senhora, dona Vicky. De onde menos se espera é que surge a solidariedade, daqueles que não se gabam... sem mostrar para que vieram. Pessoas assim andam para trás. Devemos fazer a diferença. A tenho em grande conta e admiro muito seu trabalho. Esse chamado de Deus é só para pessoas muito especiais!!!

    ResponderExcluir
  2. As Pessoas se importam desde que o mundo é mundo por dinheiro, só se aproximam por dinheiro, aparências, para serem servidas e jamais servir.
    O que fica mesmo de todas as coisas é o amor,DEus diz que mais chegado um amigo do que um irmão
    Pv. 18:24b O que de melhor temos é as amizades para conquistar, amar incondicionalmente sem qualquer tipo de preconceito e quem tem um amigo de verdade é ricooO amo os meus amigos e a certeza é que em meio aos erros ou acertos vou continuar amando. Isso me faz bem. ( Maria)

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por todos os comentários. Beijos Sorosolidários.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite , meu nome é Anjo Gabriel e sou soro positivo a 5 anos. Adoro seu trabalho Vick.
    Também tenho um blog que me ajudou muito nos momentos difíceis pós descoberta do viruis e que até hoje me ajudar a melhorar minha ansiedade e desabafar um pouco sobre meus medos, alegrias, conquista e sucessos.

    http://relatosdeumanovavida.blogspot.com/

    Obrigado pelo aprendizado em poder ler sobre seu trabalho e relatos de superação.

    Bjão

    Anjo Gabriel

    ResponderExcluir